Departamento de Atenção Básica em visita a Moçambique
O Departamento de Atenção Básica integrou, no período de 24 a 28 de agosto de 2009, Missão de Cooperação junto a República de Moçambique. Fizeram parte da comitiva a Coordenações Nacionais de Saúde Bucal e de Práticas Integrativas e Complementares.
Saúde Bucal
Após o conhecimento in loco dos serviços odontológicos ofertados em Moçambique bem como a organização destes serviços no âmbito nacional, houve momentos presencias de debates sobre as possíveis frentes de cooperação técnica entre os dois países.
Com destaque para:
- A elaboração de um estudo transversal com objetivo de conhecer as condições de saúde bucal da população moçambicana que irá subsidiar a implantação de um modelo de atenção em saúde bucal com ênfase na prevenção.
- Capacitação de Técnicos em Prótese Dentária moçambicanos, potencializando os serviços existentes naquele país.
Terapia Comunitária
No tocante a demanda de transferência de tecnologia referente à Terapia Comunitária, a missão se mostrou muito efetiva e bem sucedida.
A agenda, apesar de intensa, possibilitou o contato com estruturas centrais no Ministério da Saúde de Moçambique e demais atores relevantes para o desenvolvimento do trabalho de cooperação, além de visitas a campo.
O projeto de cooperação sobre Terapia Comunitária tornou-se factível e aceito por ambas as partes.
Como no Ministério da Saúde do Brasil essa ação se ancora na Atenção Básica e na Política de Práticas Integrativas e Complementares:
- Medicina tradicional: Plantas Medicinais e Fitoterapia, pois Moçambique possui ações nessa área, inclusive uma Política Nacional para a Medicina Tradicional
- Agentes Comunitários de Saúde: Moçambique inicia um processo de inclusão formal desses agentes no serviço público de saúde.
Ficou acordado, durante a visita, que o Ministério da Saúde de Moçambique providenciará uma manifestação formal sobre estes interesses.
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário