segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Terapia Comunitária na Atenção Básica


O Projeto da Terapia Comunitária na Atenção Básica

A Terapia Comunitária e suas ações complementares, incentiva a co-responsabilidade na busca de novas alternativas existenciais e promove mudanças fundamentadas em três atitudes básicas:

1. Acolhimento respeitoso;
2. Formação de vínculos; e
3. Empoderamento das pessoas.

A terapia comunitária vem se inserindo na área da saúde congregando os mais diferentes atores sociais de diferentes classes sociais, profissões, raças, credos, partidos englobando agentes comunitários de saúde, profissionais da ESF, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, sociólogos,, numa prática de ação conjunta e complementar.
.
O Projeto
.
O Projeto de Implantação da Terapia Comunitária e Ações Complementares na Rede de Assistência à Saúde do SUS pretendem desenvolver nos profissionais da área da saúde, por meios de módulos teóricos e práticos, as competências necessárias para promover as redes de apoio social na atenção primária da saúde. A proposta prevê capacitar os profissionais da rede básica no sentido de prepará-los para lidar com os sofrimentos e demandas psicossociais, de forma a ampliar a resolutividade desse nível de atenção.
.
.
Terapia Comunitária - TC - No Brasil
.
A terapia comunitária sistêmica integrativa foi desenvolvida pelo Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará sobre a coordenação do Prof. Dr. Adalberto de Paula Barreto, com doutorado em psiquiatria e em antropologia e ainda licenciado em filosofia e teologia.
.
O Brasil possui uma rede de 11.500 terapeutas comunitários atuando em todas regiões, 29 Pólos formadores vinculados a ABRATECOM – Associação Brasileira de Terapia Comunitária. São legitimados e reconhecidos pela ABRATECOM para conduzir a terapia comunitária, todos aqueles que cumprem as exigências de formação. Desta forma podem ser habilitados como terapeutas comunitários profissionais de várias áreas, incluindo líderes e agentes comunitários.
..
.
Pólos Formadores da TC no Projeto MS e Cronograma
.
.
.

Nenhum comentário: