segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Terapia Biográfica

"O que é o trabalho biográfico?

Contar-se a própria história, como fonte de pesquisa, a partir do conhecimento de leis gerais do desenvolvimento humano, fundamentadas na cosmovisão antroposófica desenvolvida por Rudolf Steiner.
É a observação sistemática do desenrolar da própria vida, entendendo que o desenvolvimento humano cumpre certas leis biográficas com ritmos, amadurecimentos, crises, oportunidades, fatos que se repetem, etc.
Muitos desses ritmos e acontecimentos são comuns a todo ser humano. Outros são completamente individuais.
E é com esta dinâmica que se trabalha a biografia, criando condições para perceber na própria história os fios condutores que, enquanto individualidades, percorremos.
O auto-conhecimento, através da leitura e compreensão da própria biografia, fortalece o indivíduo e favorece as suas relações, permitindo-nos viver conscientemente o nosso presente e estabelecer metas para o futuro.
Dois exercícios básicos empregados no trabalho biográfico são a retrospectiva dos acontecimentos da vida e a retrospectiva das pessoas que encontramos na vida e que exerceram alguma influência sobre nós. A partir deles, apoiados pela visão antroposófica do ser humano, de suas leis de desenvolvimento, realizamos o trabalho biográfico, que pode ser feito individualmente ou em grupo.
Os grupos biográficos reúnem-se com atividades sociais, artísticas, aulas em grupo e dinâmicas individuais para oferecer aos participantes elementos conceituais e práticos para leitura e compreensão da própria história.
Durante o trabalho biográfico, cada um identifica em cada fase da vida, a que chamamos setênios, elementos semelhantes aos de outras pessoas da mesma idade, além de peculiaridades que tem a ver com cada um. Saber discernir o que é comum e o que é bem individual, assim como as coisas que se repetem durante a vida, é fundamental para o auto-conhecimento.
Os acontecimentos individuais, muitas vezes, tem que ser trabalhados, digeridos e integrados, o que só é possível a partir de uma visão global de toda a biografia. Isso permite que vejamos os lados de sombra e de luz que se teve na vida como partes de uma grande paisagem. Luz e sombra, em conjunto, formam as cores.
Percorrer este caminho de auto-conhecimento propicia que, de maneira objetiva e ordenada, percebamos uma grande paisagem multicolorida composta de luzes e sombras, para que tomemos a vida nas próprias mãos, assumindo-a plenamente, ao definir diretrizes futuras.
Em resumo, a intenção do trabalho biográfico não é a de ficar preso ao passado, mas integrá-lo, para poder viver o presente e nortear melhor o futuro.

São questões biográficas gerais:

Porque na minha vida certas situações se repetem?
Qual o sentido dos acontecimentos?
Porque ocorrem crises?
O que preciso mudar? Para onde devo ir?
Quais meus desafios e dificuldades?
O que já desenvolvi, realizei?
Quais as diretrizes futuras?"
Texto de Andrea Bulkool
Para entrar em contato, envie e-mail para andreabulkool@gmail.com

Nenhum comentário: