quarta-feira, 5 de novembro de 2008

DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS


"As Danças Circulares Sagradas tem na sua essência a grande força do círculo, conhecida há séculos como poderoso símbolo de unidade e totalidade. Estar de mãos dadas formando um círculo é comungar com a Natureza, é tornar-se um só e compreender a unidade das coisas. Dançando de mãos dadas junto com o ritmo integrado de toda a vida, louvamos a criação e a glória da vida. Estar em círculos faz lembrar que o ponto de referência é o centro cuja representação é ao mesmo tempo vazio e pleno. Cada pessoa esta à mesma distância do centro, não há hierarquia. Cada um tem o mesmo direito com referência ao centro.
No dia a dia do mundo moderno, jornada de trabalho, tensão, stress, ansiedade e medo são responsáveis pelo ritmo alucinante de nossas vidas. Como conseqüências dessa aceleração surgem alterações de pressão, problemas cardíacos, distúrbios hormonais, tensão nervosa, bloqueios emocionais. Isto provoca uma redução dos momentos de lazer e prazer, resultando num afastamento cada vez maior do contato com a natureza, e consigo próprio, redução no rendimento do trabalho, desatenção, desestímulo, etc.
Uma das formas de reduzir este ritmo de vida é através da dança. As Danças Sagradas têm a qualidade de ajudar a soltar o corpo, liberar bloqueios e tensões, transformar sentimentos negativos, depressões e angustias. Faz sentir alegria, prazer e vontade de viver.
As Danças são grandes instrumentos de integração, celebração, autoconhecimento e auto-cura; ajudam na expressão da consciência, onde o grupo pode praticar um Serviço Planetário enviando paz, harmonia e amor para o mundo.
Essas danças nos ajudam a contatar com a nossa essência e a desenvolver qualidades e aptidões que desconhecíamos. Possibilita também estar presente no aqui e agora e identificar o que precisamos mudar e criar para conseguirmos harmonia e realização de nossos sonhos.
O objetivo principal é desenvolver um trabalho corporal e meditativo com o centro físico, melhorando a concentração, a coordenação e o ritmo. Permitir uma maior percepção sutil através do corpo envolvendo os outros centros (mental e emocional) produzindo um estado meditativo pleno e harmônico.
Dançando em círculos podemos melhorar e enriquecer nossa vida física, emocional, mental e espiritual, irradiando essa energia transformadora para todos que entramos em contato. Aprendemos a nos comunicar de forma mais profunda e significativa, o que contribui com o nosso desenvolvimento espiritual, do homem, dos seres vivos, do Planeta Terra e consequentemente de todo o Cosmo".

Texto de Clarice Líbano

Para entrar em contato, envie e-mail para claricelibano@yahoo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei super interessante e gostaria de saber mais pois pode ser de muita importancia para quem trabalha com grupos de auto-ajuda.
Me interessa conhecer músicas e como proceder na prática.
Parabéns!!!