segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A teia e a cultura





A teia é para a aranha, assim como a cultura é para o homem.

O que seria de nós sem a cultura? O que seria da cultura sem nós?

Pergunto como seríamos sem os laços da vida que nos enlaçam onde quer que vamos. Como seriam as manifestações sociais tão importantes para a manutenção da memória coletiva, se não houvesse a cultura. Podemos existir, embasados em um compromisso "eco-ético-espiritual" sem respeitar os saberes de nossos antrepassados, nossa memória herdada?! Como pensar religiões diferentes, formas de curas diferentes (populares inclusive), maneiras de pensar, vestir, falar, andar, olhar, se não respeitamos os saberes, crenças e costumes tão diversos?
Joseph Campbell, antropólogo e mitólogo, quando perguntado sobre a "mitologia do século XXI", deu um exemplo da terra vista pelo espaço, sem divisões, um globo azul e branco, sem países, estados, distritos e etc. Queria dizer que a mitologia de hoje, representaria essa união entre os povos, uma união entre as culturas de povos tão diversificados . . .
Na Terapia Comunitária, não há verticalidade. Todos aprendem. E é aqui, que termino esse "diálogo" com uma frase do aprendizado de uma participante da Terapia Comunitária: "Somos diferentes em muitas coisas, mas somos iguais em muitos aspectos"

Nenhum comentário: