terça-feira, 22 de março de 2011

Perdão: passaporte para a liberdade

Em uma das rodas de TCI o tema foi sobre a dificuldade de uma participante em aceitar as mudanças na sua vida. Porém, o tema apresentado é apenas o tema aparente, o que a pessoa consegue falara. Por trás deste há o tema latente, aquele que não é dito “na lata”, de imediato, seja por resistência (mecanismo de defesa inconsciente) ou por simples vontade de não se expor. Fazendo perguntas descobrimos que a dificuldade da participante em aceitar o novo, o diferente, em sua vida iniciou, conforme ela nos contou, numa experiência do passado. Com algumas perguntas que o grupo fez, chegou-se ao tema latente a dificuldade de perdoar alguém do passado.
Ao lançar o mote perguntei a ela: Você gostaria de ouvir sobre a dificuldade em lidar com as mudanças ou em vivenciar o perdão. Imediatamente ela disse: minha maior dificuldade é perdoar. Então lancei o mote: Quem já teve dificuldade em perdoar e depois conseguiu e como se sentiu? Silêncio total!
As participantes que falaram apenas se identificavam com o tema, todos apresentavam a mesma dificuldade. Quando todos numa roda de TC vivenciam o mesmo problema fica difícil trabalhar o tema por identificação, temos que apelar para a criatividade. Como NENHUM dos 25 participantes superou o problema eu contei um caso, um exemplo de superação, de alguém que conseguiu perdoar e não ficou na beira da estrada vendo a vida passar.
A falta do perdão obstrui a vida e a pessoa não consegue “sair do lugar". Por medo do desconhecido se priva de seguir no caminho e descobrir o que há depois da curva. A resistência dela em acolher o novo, as novidades da vida é fruto do medo de se ferir novamente e não conseguir outra vez perdoar. O perdão pode ser um passaporte para a liberdade e a experiência do novo.

Nenhum comentário: