sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Terapia Comunitária em Sorocaba

Ipanema online

“Quando a boca cala, o corpo fala. Quando a boca fala, o corpo sara”. Este é um dos lemas da terapia comunitária, que tem como objetivo a promoção da saúde: sua metodologia é a formação de grupos, onde cada participante relata suas experiências e problemas, auxiliando assim uns aos outros a superar as aflições do dia-a-dia, antes que elas se transformem em doenças ou se agravem.

Em Sorocaba, além de já existirem doze rodas de terapia comunitária em funcionamento e mais três que devem começar em breve, a prefeitura, em parceria com o Grupo Piracema – Núcleo Regional de Atenção à Família, promovem desde agosto o curso de formação de terapeutas comunitários. A primeira turma, composta por 42 pessoas, entre elas profissionais das Secretarias da Saúde (SES), da Juventude (Sejuv) e da Cidadania (Secid) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), se formará em março.

Direcionada também a líderes comunitários e pessoas que desenvolvem algum trabalho relacionado à promoção social ou de saúde, a iniciativa tem como meta formar os chamados ’terapeutas comunitários’, que irão auxiliar nos cuidados da saúde emocional e mental da população, principalmente nos bairros periféricos da cidade.

“A terapia comunitária visa abordar as pessoas que tenham algum tipo de sofrimento. É uma forma de tratar da saúde delas, promovendo uma melhoria na sua qualidade de vida, sem que necessariamente elas tenham de ir a um psiquiatra, por exemplo. Por isso, Sorocaba sai à frente mais uma vez, oferecendo o curso gratuito de formação de terapeutas comunitários”, comenta a médica Maria Clara Schaidman Suarez, aluna do curso, uma das gestoras do programa de Terapia Comunitária e coordenadora do Serviço de Saúde Mental da SES.

Desde outubro do ano passado, alguns alunos do curso já estão atuando nas comunidades. Sorocaba foi dividida em seis grandes áreas e, em cada uma, atuará um grupo de terapeutas para realizar o trabalho com a população. “Nossa ideia é chamar mais pessoas para participarem da terapia comunitária e aumentarem o número de rodas, para que, em breve, possamos atender o município inteiro”, diz Maria Clara.

Márcia Ribeiro de Freitas, que trabalha na rede municipal de saúde, é uma das alunas do curso e já participa das rodas de terapia comunitária. “É uma troca intensa de experiências. Está sendo muito gratificante participar e fazer parte deste programa”, declarou.

As doze rodas de terapia em funcionamento estão distribuídas em pontos estratégicos da cidade (veja quadro abaixo). Para participar, basta procurar um dos locais onde são realizadas as sessões e pedir informações.

Rodas de terapia comunitária em Sorocaba:

Caps Jovem (Vila Angélica)

Avenida Angélica, 1.048 - Vila Angélica

Terças-feiras, às 15h30

UBS Sorocaba I

Avenida Américo Figueiredo, 3.171 - Júlio de Mesquita

Terças-feiras, às 8h30

UBS Vitória Régia

Rua Francisco Silva Martins, 35

Quintas-feiras, às 14h30

UBS Escola

Avenida Comendador Pereira Inácio, 500

Quintas-feiras, às 8h30

CRAS Brigadeiro Tobias

Avenida Bandeirantes, 3.835

Segundas-feiras, às 10h

UBS Vila Haro

Rua Aristides Silva Lobo, 379

Quartas-feiras, às 8h

Igreja Católica do bairro Iporanga 2

Quintas-feiras, às 8h30

6ª Igreja Presbiteriana Independente da Vila Jardini

Rua Abolição, 341

Quartas-feiras, às 9h

EM “Inês Rodrigues Cesarotti”

Rua Maria Moreno Trugillano - Jardim Bonsucesso

Terças-feiras, às 14h

Antigo Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Praça principal do bairro Aparecidinha

Segundas-feiras, às 8h

UBS Vila Sabiá

Rua Dionísio Bueno Sampaio, 91

Quartas-feiras, às 9h

UBS Paineiras

Rua Elisa Stefani Ramos, 130

Quintas-feiras, às 10h

Informações: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário: