quarta-feira, 26 de maio de 2010

Adote Borgner uma cidade do Haiti

Adote uma cidade
No início deste ano o mundo assistiu uma das maiores catástrofes em forma de terremoto atingir o Haiti. Milhares de pessoas foram mortas e outras tantas perderam suas casas , seus entes queridos, sua saúde, suas profissões , seus sonhos e a possibilidade de olhar para o futuro com fé na vida. Assim como Porto Príncipe, Borgne uma pequena cidade vizinha que foi parcialmente atingida pela catástrofe abriga muitos cidadãos que vem de todas as partes da Capital em busca de segurança, aos poucos e com muitas dificuldades estas pessoas tentam se reerguer buscando apoio a quem possa ajudar. Sensibilizadas com esta situação .
O Quarteto A Quatro vozes resolveu adotar Borgne. Como se reconstroi uma cidade? Casas a serem reerguidas, escolas a serem estruturadas , pessoas a serem resgatadas e isso é possível com exercício de solidariedade e sensibilidade, ações, idéias e realizações. Contamos com a ajuda de todos que puderem ajudar de alguma forma.
A Quatro Vozes fará ações com a musica doando seu cachê . Desde já agradecemos a ajuda de todos na certeza de que arte é conceito ação e beleza que salvará o mundo. Show comrenda destinada ao Haiti
será 6/6 as 18:00 Local Centro cultural Rua Vergueiro n. 1000 São Paulo SP com participações do GRUPO VOZ , HOMEM DO BRASIL ,QUARTETO A QUATRO VOZES www.aquatrovozes.com.br
Segue carta de Pe Jan Haitiano amigo do Quarteto que nos pede ajuda

Borgne, Haiti, 19 de maio de 2010

Prezados irmãs e irmãos do Brasil, fãs de “A Quatro voz”, mulheres e homens sensíveis aos dramas da humanidade, saudações e paz!
As preocupações e as urgências causadas pelo terremoto do 12 de janeiro de 2010 nos levam a pedir ajuda...
Como todos vocês sabem, este drama pode ser considerado com um dos mais devastadores da história.
Antes deste acontecimento, Porto Principe e suas periferias, a despeito de suas tão fracas estructuras, foram considerados como um centro de atração para a maior parte da população haitiana. É um centro ao redor do qual giram a vida e o futuro dos haitianos. Para ter acesso à educação primária, secundária e universitária, para achar um trabalho, para ir aos médicos, para tirar carteira de motorista ou passaporte e outros serviços, todos são obrigados de ir a Porto Principe.
As consequências deste sombrio acontecimento são tão pesadas a tal ponto que os meios para nos reerguermos ultrapassam as nossas capacidades e não estão ao nosso alcance. Os números são longe de serem exautisvos. Foram enregistrados 230 mil mortos, 50 mil deficientes, 1.2 milhõess de desabrigados sem falar dos desaparecidos e do estrago que este drama causou ao nosso sistema econômico. Hoje em dia, e depois de mais de 5 meses, o atmosfero é de desolação. Um grande fluxo de migrantes sairam de Porto Principe e foram para todas as partes, e mesmo assim, não se dispõem, la onde eles estão, de estrutura de acolhimento.
O Borgne que um município do Departamento do Norte recebe seus filhos e filhas, sobreviventes, junto com as suas vulnerabilidades. Nós, pastores desta Paróquia, estamos tentando dar uma resposta pastoral a esta situação deshumanisante et humilhante. O que foi feito até agora? 1) Conseguimos um psicólogo para atender os sobreviventes. Tivemos duas sessões de terapia. Era pouco, mas ajudou enormemente. 2) Arrecadamos aqui na paróquia, roupas, louças e algumas coisas básicas para mandar para uma outra paróquia de Porto Principe. É interessante ver como os pobres também podem ajudar outros pobres! 3) Conseguimos de uma paróquia amiga dos Estados Unidos 100 mil gourdes ( 1 dólar = 40 gourdes) para pagarmos um ano escolar para 100 crianças.
O que está sendo feito agora? Constatamos que as ruas do Bairro estão cheios de todo tipo de gente que vieram de Porto Principe: Jovens, velhos, crianças sem rumos. Muitos estão numa situação mais do que miseráveis estamos organisando uma ação pastoral que tende a acampanhar de maneira eficaz, sobretudo os mais necessitados, os idosos, os menores de rua, os jovens etc...E mesmo assim, estamos longe de atingir a meta, porque o Estado esta meio ausente. Aqui, tudo fica por conta da Igreja...

Por isso tudo, nós nos dirigimos a vós, amigos do Brasil, sollicitando a sua ajuda afim de podermos acompanhar essas pessoas, trabalhar para que elas possam reintegrar a localidade.
Contando sobre a sua generosidade e sobre o seu espírito de colaboração, em nome da População do Borgne, os agradecemos por este gesto de bondade.
Padre Jean Molière Elarion
janwmache@hotmail.com

Nenhum comentário: