sábado, 25 de outubro de 2008

O Movimento Terapêutico na Comunidade



No Projeto 4 varas, funciona:

* Atelier de Arte e terapia

"Aqui 25 jovens artistas, vivem, convivem e procuram construir através da arte, aquilo que a violência e a miséria tentam destruir. Da venda dos cartões, eles retiram o sustento para suas famílias e os recursos necessários para a manutenção do atelier. (...)





* Atualmente, eles têm uma produção de 250 cartões semanais.

• Esta tem sido uma das formas que achamos para acolher, reconhecer e estimular as potencialidades de cada jovem.



• Se o sentimento que os dominava no início do trabalho era a "vergonha" hoje, é o"orgulho" de pertencer a um grupo, a um movimento que tem projetado seus trabalhos para além das fronteiras nacionais. (Da exclusão à inserção social).

* Estima-se que só nos dois últimos anos já passaram pelo atelier de arte, cerca de 600 jovens.

O Atelier de Arte e Terapia do Projeto 4 Varas (Casa do Desenho) conta com um estoque de mais de 30.000 cartões disponíveis para venda. A venda destes cartões contribuirá para que possamos dar uma continuidade nesse trabalho, que ao mesmo tempo em que trabalhamos a criatividade e o raciocínio destas crianças para desenhar todos os cartões diferentes e únicos, ajudamo-os a ajudar sua família com o que ganham e a se ajudarem comprando seus próprios materiais da escola, roupas e fazer lazer."

Para adquirir os cartões, acesse http://www.4varas.com.br/atelier.htm .

* Casa da Memória

"A Casa da Memória dispõe de um acervo sobre a história da Terapia Comunitária, Projeto 4 Varas e do grande Pirambú (favela onde está situado o Projeto 4 Varas), com isso a comunidade dispõe de inúmeros arquivos de:

• Vídeos sobre os mais diversos temas abordados na Terapia Comunitária: alcoolismo; depressão; nervosismo; violência contra a criança etc,

• Fotos de toda a história do Projeto 4 Varas com os seus diversos setores, da Terapia Comunitária e do Pirambú.• Áudio para técnicas de Auto-Estima e Terapia Comunitária"

* Casa do Acolhimento

Tem como objetivo "Acolher pessoas por curto período, que necessitam de repouso, afim de recuperar suas energias, bem como visitantes, estagiários brasileiros e estrangeiros que vêem realizar estágio nas várias atividades desenvolvidas no Projeto 4 Varas."



* Farmácia Viva

"Plantas rigorosamente selecionadas, cultivadas e comprovada a eficácia pelo programa farmácia viva da Universidade Federal do Ceará - UFC.



Produzimos e preparamos as ervas medicinais para uso caseiro e comunitário. Os recursos da venda permitem a sobrevivência dos participantes e possibilitam a autonomia financeira do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária.

A Farmácia Viva é um Projeto de Extensão da UFC. Construíram-se vários canteiros de ervas curativas rigorosamente selecionadas pelo horto de plantas medicinais da Universidade. Pediu-se a cada grupo comunitário para trazer um objeto para a construção dos canteiros: os idosos trouxeram garrafas vazias de refrigerantes, o posto de saúde trouxe telhas, a escolinha trouxe tijolos, o grupo de mulheres trouxe varas e assim construíram-se os primeiros canteiros em regime de mutirão comunitário. Depois, com a ajuda da MISEREOR, foi construído um laboratório para produção de remédios caseiros: xaropes, broncodilatadores, anti-sépticos, anti-inflamatorios, remédios para problemas de pele e outros. Este vínculo com a terra permitiu aos raizeiros desempregados, na grande cidade, ingressarem nesta atividade; permitiu às mulheres produzir artesanatos em forma de saquinhos de crochê que guardam os remédios e, às crianças, a tarefa de divulgarem o valor terapêutico das plantas através de teatros infantis tendo as plantas como tema principal. Foram envolvidas 175 famílias. "

Para comprar e acessar os produtos produzidos pela comunidade no projeto, acesse http://www.4varas.com.br/produtosfarmacia.htm

* Oca de Saúde Comunitária

"(...) Local onde são dadas massagens terapêuticas para tratar o individuo dos efeitos do estresse, depressão, tensões do corpo, insônia.
A Oca da saúde Comunitária acolhe pessoas estressadas, com insônia, depressivas, necessitando de um apoio mais individual. É um local em que as pessoas têm acesso a massagens terapêuticas anti-estresse. Todo o corpo de massagistas foi formado pela Universidade, dentro da própria comunidade. São lideranças comunitárias pertencentes aos mais diversos credos: pais e mães de santo, católicos, espíritas, protestantes e curandeiros que fizeram um curso de Abordagem Corporal Terapêutica. Durante o curso, de 360 horas/aula, os massagistas aprenderam as técnicas de massagem , receberam noções de ética, aromoterapia e anatomia.A Oca funciona em um local muito agradável. Lá, a terapia começa pela brisa marítima e o barulho das ondas. É um ambiente rústico, o teto de palha de carnaúba, a parede construída de tala de carnaúba e por fim, música suave. Os terapeutas, com grande propriedade, aplicam técnicas de relaxamento e massagem em locais específicos do corpo para cada tipo de doença ou dor. As massagens funcionam como um complemento à medicina. Através delas, os terapeutas contribuem para a saúde da comunidade, ao mesmo tempo em que são beneficiados.(...)"


* Salão Terapêutico

Terapia do Resgare da Auto-estima e Terapia Comunitária

A Terapia do Resgate da Auto - Estima é realizada: - todas as quintas-feiras - dás 8:30hs as 11:00hs. - no Salão Terapeutido do Projeto 4 Varas.

"O Resgate da Auto-Estima: Estimula, eleva a auto-estima; Trabalha: as tensões, estresse, as raivas, o perdão, o resgate da criança interior, as preocupações da mente, a integração do masculino com o feminino, o centramento corpo e mente. É desenvolvida por profissionais da área de saúde e agentes comunitários que já trabalham com famílias e comunidades que são capacitados pelo Dr. Adalberto Barreto em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFC. Anualmente são atendidas mais ou menos 2.000 pessoas."

* Teatro Zé e Maria
"Grupo formado a partir de crianças e adolescentes da Favela do Pirambú na Comunidade 4 Varas em Fortaleza/Ce, o grupo participa de apresentações artísticas em diversos locais da cidade de Fortaleza e em 2005 realizaram uma torne pela Europa apresentando sua Arte. Além da proposta de transformar crianças e adolescentes em atores e atrizes mirins, o Teatro Zé e Maria tem como objetivo tirar essas crianças e adolescentes da ociosidade e mostra-las o caminho para: uma auto-valorização; o crescimento de seus potencias; a descoberta de dons artísticos e culturais de cada um; o resgate da auto-estima; o desenvolvimento da dicção e expressão corporal.

A abordagem dos temas é elaborada pelos componentes do próprio grupo de acordo com o tema e a realidade do local da apresentação. Participam crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 18 anos. O Grupo aborda temas:

* Sociais;
* Saúde Mental;
* Ecologia;
* Políticos.
O Grupo atualmente está funcionando nos turnos da manhã e da tarde com total de 30 integrantes, realiza apresentações todas as quintas feiras após a Terapia Comunitária. A contribuição voluntária arrecadada na Terapia, parte se compra maquiagens e parte é divida entre o grupo."

Contatos para Shows:
Fone: 3286-6049
Email: projeto4varas@terra.com.br


* Escola Casa de Maria
"Com o projeto de co-gestão com a prefeitura de Fortaleza, passou-se a atender cerca de 150 crianças e foi a partir daí que o Centro passou a ser uma escola. No entanto, tenta-se ensinar mais do que as tradicionais matérias curriculares, com o objetivo de ser uma orientação para a vida. As professoras também tentam discutir com as crianças os seus problemas familiares. "

Nenhum comentário: