domingo, 8 de novembro de 2009

O Acolher, gesto que cativa e nutre

Acolher é uma característica humana (contudo não é um processo automático; Acolher pres-supõe sair de si para ir ao encontro do outro). Acolher é levar através de um abraço, sorriso ou aperto de mão, da escuta generosa, a boa nova a toda pessoa que estiver a sua volta. É Receber com atenção e cortesia. Dar ou prestar atenção a algo. O que integra as pessoas → Atitudes, Escuta, Diálogo, Reflexão.

Dificuldades existem: dentro de nós, no ambiente que vivemos, no caminho que trilhamos
com as outras pessoas... Portanto, o acolhimento traz a possibilidade de enriquecimento pessoal e de enriquecimento do trabalho, porque ele envolve pessoas.

Algumas dicas:

PONTUALIDADE: Seja pontual e responsável com o grupo. A acolhida começa quando a pessoa chega ao grupo e só termina quando ela sai pra sua vida cotidiana.

RECEPTIVIDADE: É fundamental que estejamos abertos à convivência e ao diálogo com todos aqueles que vêm participar do grupo, SEM NENHUM TIPO DE PRECONCEITO e abertos ao encontro.

ACOLHIMENTO: Procure (1) - olhar os participante nos olhos; (2) – procure chamá-lo pelo nome; (3) - dê um aperto de mão, um abraço que transmita segurança, mostre que está aberto para dar e receber ajuda também.

CRIATIVIDADE: Aproveite a criatividade e crie novas formas de acolher. Com palavras de louvor, músicas, abraços, enfim, não existe fórmula, mas busque sempre surpreender os participantes do grupo.

AUTENTICIDADE: Seja você mesmo. Muitas pessoas menosprezam sua capacidade de levar ajuda ao companheiro. Cada um tem seu próprio modo de contribuir com a Acolhida. Quando não tiver disponível ou mesmo sem paciência no momento que alguém precisar de apoio, seja sincero e depois num outro momento acolha, afinal somos cuidadores, porém humanos, cheios de limitações e problemas, mas lembre-se: Se não for pra ajudar, não atrapalhe os participantes, uma ajuda falsa ou ironias, desacolhem. "Ser gente e tratar pessoas como gente nos faz cada vez mais gente".

Texto: Hildebrando Menezes Acolher reflexivo

É ato generoso...acolher o outro.
Sonhar bem junto... Fazer o conjunto.
Dar o colo quente...Ouvir contente.
Abraçar somente.Silenciar a mente.
Tocar em gente.Olhar o poente.
Cheirar o cangote.Dar seu suporte.
Consolar o doente.Respeitar o diferente.
Entender a morte.Contar com a sorte.
Não perder o Norte.Endoidar de amor.
Curar-se da dor.Ser sempre amigo.
Poder contar contigo.Aproveitar o sossego.
Oferecer abrigo.Lutar comigo.Andar descalço.
Romper percalços.Tecer seus laços.
Acariciar em abraços.Vencer cansaços.
Acertar seu passo.Apreender com os erros.
Calar seu sofrimento.Conter seus lamentos.
Entoar seus encantos.Pensar e ser confiante.
Versar como amante.Adormecer pequeno.
Acordar um gigante.Tentar ser brilhante...
Sem ser arrogante.

Nenhum comentário: