sexta-feira, 9 de julho de 2010

Refletindo o Cuidar e ser Cuidado

Essas frases foram coletadas por mim e no final de cada uma contém uma pergunta reflexiva. Fiz um trabalho com funcionários dos CRAS de Campo Limpo Paulista, onde reunidos em grupos eles escolheram uma frase por membro para refletir em grupo num primeiro momento. Num segundo momento, da reflexão feita, eles bolavam uma frase síntese que seria então "publicada" na forma de folder e anexada em cada CRAS da cidade. Foi bem divertido e enriquecedor o trabalho, já que todos são cuidadores. Aproveitei para ter em mãos essas perguntas para utilizar como mote em momentos oportunos.

Cuidar e ser cuidado

1. Cuidar é respeitar cada ser, começando por você. Aceitar as diferenças, cada um é doutor de sua própria vida. Você tem aceitado as pessoas como elas são, sem tentar modificar, corrigir, julgar, convencer ou resolver pelo outro? E você tem sido respeitado?


2. Cuidar é perceber o sofrimento do outro e ser capaz de acolhê-lo e compreendê-lo com serenidade, amor e compaixão. Você tem acolhido com o coração aberto?

3. Ser Cuidado só é possível se eu me entrego ao cuidado, se me permito ficar vulnerável, na condição de humano frente aos outros. Você tem manifestado suas idéias, sentimentos, dúvidas, medos e inquietações em certos assuntos da sua vida?

4. Ser cuidado é a aquisição da confiança no outro, de que você também merece e precisa de cuidados. Como está sua confiança nas pessoas?


5. Cuidar é a capacidade de despir-se dos pré-preconceitos. Você tem revisto suas crenças e conceitos quando necessários?

6. Cuidar é mostrar ao outro que ele é importante e que vale a pena sempre investir nele mesmo. Como está sua confiança na capacidade do outro, na regeneração do ser humano?

7. Cuidar e ser cuidado é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. Você tem utilizado sua força de vontade, força interior, força adquirida das suas experiências de vida para transformar e aprimorar sua vida?

8. Ser cuidado é abrir-se para falar da intimidade com alguém que respeite nossos sentimentos e nossa luta com as circunstâncias da vida. Você tem um espaço para ser ouvido, compreendido em suas aflições, e compartilhado seus conhecimentos, suas experiências, suas riquezas?

9. Cuidar e ser cuidado é incentivar o outro e a si mesmo na busca por compreender-se e aceitar-se pelo que se é e não pelo que esperam que sejam. Você é o que você é ou o que os outros esperam que você seja? Você deixa as pessoas serem o que são ou mostra o caminho que você acha que seria o melhor para elas?

10. Cuidar é ter consciência da possibilidade do outro resgatar ou desenvolver potencialidades que possam ajudá-lo a realizar seu propósito essencial. Você tem dado apoio ao aprimoramento alheio sem alimentar a dependência em suas relações?

11. Cuidar é fazer aos outros aquilo que você gostaria que lhe fizessem. Como está sua balança da vida, tem feito pelos outros aquilo que gostaria de receber?

12. Cuidar é refletir sobre se os cuidados dispensados aos outros também são dispensados a você mesmo. Você tem pedido ajuda quando necessário? Você tem ajudado dentro de suas possibilidades?

13. Cuidar e ser cuidado exige um tempo para descontrair. Brinque, mexa e ria com você mesmo e com os outros. A vida não deixa de ser séria quando cultivamos alegria em nós e nos outros. Você tem celebrado as coisas boas da vida? Tem doado e recebido Amor e Alegria em sua vida?

14. Ser cuidado é assumir nossa posição humana, respeitando nossos limites e ritmo interno. Você tem respeitado seus limites e seu ritmo interno, sua maneira de ser, de se relacionar? Tem conseguido falar não quando necessário?

15. Cuidar e ser cuidado é preparar-se para enfrentar os desafios da vida (grandes ou pequenos; internos ou externos). Você tem mobilizado atenção e determinação para se conhecer, se aprimorar, vislumbrar e realizar seu propósito de vida para que a vida tenha valor?

16. Cuidar é não pretender fazer mais do que é possível (fazer pelo outro), nem menos do que é necessário (envolve compromisso e vínculo na relação). Como está sua prática no ato de cuidar?

17. Cuidar de si mesmo é empregar o tempo da melhor maneira possível. Como tem empregado o tempo na sua vida?

18. São Bartolomeu alerta-nos para o excesso quanto desperta seus discípulos ao dizer “(…) não descuides por causa disso o cuidado de ti mesmo, e não te dês aos outros até ao ponto de não restar nada para ti, para ti próprio”. Você tem pensado em você ou somente nos outros?

19. Cuidar é fazer de qualquer troca com outro ser humano, uma oportunidade para fazer uma conexão, através de um sorriso, de um gesto, de uma palavra. É fácil para você estabelecer conexão com os outros?

20. Cuidar-se é a melhor maneira de estar com outras vidas no seu dia-a dia, pois quanto mais você se cuidar, melhor cuidador será. O que tem feito para se cuidar?

21. Cuidar significa reconhecer que somos todos humanos e que todos sofremos algum tipo de dor. Você tem conseguido transformar suas dores em aprendizados, tirado as lições que precisa para seu aperfeiçoamento?

22. Cuidar e ser cuidado é ter consciência de que cada um de nós precisará de algum tempo e muito amor para se mostrar. Você tem dado aos outros e recebido o tempo, espaço e apoio com amor? Você tem expressado gratidão pela ajuda recebida?


23. “Saber cuidar e saber cuidar-se” é estabelecer relações harmoniosas entre as quatro dimensões da pessoa humana: relações consigo mesmo, com os outros, com o meio ambiente e com o Transcendente. Você tem se esforçado para se conhecer e conhecer o outro, penetrando nas profundezas do próprio eu? Tem cultivado seus valores pessoais?

24. Saber cuidar e saber cuidar-se é o exercício do Amor. Você tem se amado e se aceitado mesmo com suas limitações e dificuldades?

25. Cuidar é usar nossos talentos particulares para enriquecer as realizações das quais participamos, assumindo a parte que nos cabe. Você tem assumido a sua parte ( somente a sua e não a dos outros) de responsabilidade nas situações da sua vida?

26. Cuidar é desenvolver a relação de empatia, saber colocar-se no lugar do outro, seja em situações gratificantes ou de frustrações, sem contagiar ou impregnar-se com o que é do outro. Você consegue se envolver com os outros, acolhê-los sem pegar o problema para você?

27. Cuidar é não doar nossos cuidados exclusivamente para alguns e se distanciar de pessoas importantes da nossa vida. Todos precisam receber para poder dar. Quais são as pessoas do clube da sua vida que são importantes para você? Você tem dado e recebido atenção e cuidados destas pessoas?

Esse é o folder que foi anexado:

FRASES CÉLEBRES E REFLEXIVAS DE AUTORES MUITO ESPECIAIS

“O DESAFIO DE CUIDAR É APRENDER A DAR E RECEBER SEM INVANDIR O LIMITE DO OUTRO E SEM ULTRAPASSAR O SEU PRÓPRIO LIMITE”.
GISLAINE ; DJANIRA; GISLAINE

“VIVA O HOJE, CONHEÇA OUTRAS PESSOAS E DEIXE OS OUTROS TE CONHECER”.
DULCE; ISABEL; MARLENE

“DEVEMOS RETRIBUIR O QUE RECEBEMOS COM SENTIMENTO E AMOR, CONECTAR-SE NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS QUANDO SE CONSEGUE, FICA-SE CADA VEZ MAIS LIVRE. SOMOS SERES HUMANOS PASSÍVEIS DE ERROS E ACERTOS. PARA CUIDAR DO OUTRO DEVEMOS NOS CUIDAR PRIMEIRO.”
ANTÔNIO; SILVANA; ROSELI

“CUIDE COM AMOR, ALEGRIA, ESPONTANEIDADE DE TODOS QUE NECESSITAR. NÃO ESQUEÇA DE PEDIR AJUDA QUANDO NECESSITAR, AFINAL VOCÊ TAMBÉM TEM SEUS LIMITES”.
VERA; SUELY; DÉBORA

“A BUSCA PELO EQUILÍBRIO INTERNO DE CADA UM REFLETE NAQUILO QUE PODEMOS COMPARTILHAR COM O OUTRO”.
DANIELA; VILMA; ILMA; SÔNIA

“NOS RECONHECEMOS, NOS ACEITAMOS E NOS COLOCAMOS EM BUSCA DE MELHORIAS, POR MEIO DA FÉ, DO TRABALHO E DETERMINAÇÃO, APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES NO DIA-A-DIA”. OSMAR; EDILEUZA; JOSÉ; MAGALI

Nenhum comentário: