sábado, 9 de julho de 2011

A TCI com adolescentes e o bulliyng

A TC com os meninos adolescentes teve como tema conflitos escolares. Um garoto contou que brigou com a professora, "gorda e chata". Por isso, foi expulso da sala de aula. Outro contou que teve todas as notas a baixo da média. Um terceiro disse que se meteu numa encrenca daquelas: "bati num moleque, quebrei o braço dele". Num primeiro momento ouvimos os três e escolhemos o tema do garoto que quebrou o braço do outro.
Em seguida lançamos o mote: Quem já passou por dificuldades na escola e como superou? Observe que este mote é bem amplo. Fiz isso com dois objetivos: 1. de que todos na roda fossem contemplando; de que eles aprendam a generalizar, partir do particular para o geral.

Após algumas falas, passamos a focar nas formas de violência na escola. Quem já passou por dificuldades com violência na escola e como superou? Como controlar a agressividade? Vários garotos responderam ao mote com dicas como: Contar até 10 antes de agir, sair de perto do provocador, não provocar, pensar nas consequências (você pode ir pra uma instituição, ou ficar conhecido como o garoto briguento da escola). Alguém contou que nunca brigou na escola. Concluímos que é difícil controlar a raiva, mas que é possível. O garoto que agrediu disse que vai evitar brigas, porque não quer envergonhar a sua mãe.
No bullying há dois lados um dos que agridem e ofendem dos que são agredidos. Aqui falamos a versão dos que batem. Parece que os dois lados estão em sofrimento. A TCI favorece a conscientização do sofrimento e das consequencias externas advindas da violência.
Muitas pessas têm me enviado email interessadas em conhecer mais sobre a TCI com adolescentes, se você também quiser saber mais acesse o meu blog pessoal: http://terapiacomunitariapsicanalise.blogspot.com/
Bibliografia sugerida: Fante, Cleo; Pedra, J. Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre. Artmed, 2008.